Queridos irmãos, trago essa breve meditação a respeito dos desafios pastorais que tenho vivido nos vários anos de pastorado que o Senhor tem me permitido viver.

Quero começar citando uma frase do grande teólogo John Piper que nos exorta dizendo: “A autoridade do pastor sobre a Igreja não é absoluta e qualquer liderança terrena deve estar submissa à Palavra de Deus”.

Como pastor que estou e que exerce liderança sobre pessoas tenho muito temor no Senhor, buscando sempre estar submisso à vontade de Deus que e revelada através de sua Palavra ao meu coração e vida, trazendo sempre sobre minha memória que o ser chamado ao pastorado me leva à cuidar do rebanho do Senhor Jesus Cristo, que de fato, é um grande privilégio e também uma das grandes responsabilidade, pois, além de nos relacionarmos com Deus, nos relacionamos com pessoas que são preciosas para Ele.

Isso me enche de responsabilidade porque iremos prestar contas do nosso chamado e isso aumenta significativamente meu temor e tremor diante de Deus.

O chamado de Deus não deve ser motivo de orgulho, mas sim um sentimento de responsabilidade, pois estamos apascentando vidas.

Ser pastor não é abraçar uma profissão, mas um ministério cuja função primordial é cuidar de pessoas, guiando-as segundo a sua palavra.

Então, seria correto o cristão desejar o episcopado?

Lógico que sim, pois vemos a colocação do Apóstolo Paulo que devemos sim, desejar, no entanto, não podemos esquecer que a obra é de Deus, é Ele quem chama, quem escolhe e quem capacita.

- João Calvino nos deixa algo muito importante sobre o pastoreio;

,… é preciso observar que o apóstolo se preocupa somente com aqueles que fielmente exercem seu ofício. Aqueles que nada possuem além de um título, e ainda aqueles que usam mal o título de pastor para a destruição da igreja, merecem mui pouca reverência e menos confiança ainda… Não direi mais nada para descrevê-los, senão que no momento farei este único comentário: que quando se nos ordena que obedeçamos a nossos pastores, que cuidadosa e sabiamente distingamos aqueles que são genuína e fielmente líderes, porque se porventura honrarmos indiscriminadamente a qualquer um ao sabor de nossos gostos, poderemos estar prejudicando os bons…”

Ser líder ou pastor é uma responsabilidade.

- Agora quero falar sobre os liderados/ ovelhas.

Na caminhada cristã e dentro de mais de uma década de pastoreio, tenho me deparado com muitos 'cristãos que não estão dispostos a obedecer, ouvir e viver sobre uma liderança constituída por Deus e isso é um reflexo de nossa sociedade pós-moderna, sendo rebelde contra qualquer tipo de autoridade.

Muitos por conta dessa dificuldade ou rebeldia migram de igreja em igreja, por não conseguirem viver sobre uma liderança ou pastoreio.

Onde sempre escuto os mesmos discursos, "vejo problemas nessa igreja, no pastor, na liderança" e sabe porquê?

Porque não podem ser confrontadas, contrariadas, querem e buscam a igreja "instituição" perfeita, idealizada, dos sonhos, porém nunca vão encontrar, porque o problema nunca foi a institução/igreja mais são às próprias pessoas, insubmissas e donas de si próprias.

- Presta atenção no que vem agora;

Você decidiu ir à igreja, caminhar com os irmãos e ser sujeito a liderança local?

- Hebreus (13:17)

Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.

“Obedecei seus líderes”. Observe: são “seus líderes”.

Não é qualquer pessoa. Eles são nossos líderes, ou seja, estamos debaixo da autoridade deles.

A submissão uns aos outros é uma das qualidades cristãs:

- Efésios (5:21)

"Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo."

Ser obediente uns aos outros não significa fazer tudo o que outros querem. Obedecemos “pelo respeito que temos por Cristo”.

Submissão não equivale à obediência incondicional.

Nem significa que vamos estar debaixo de uma “cobertura espiritual” alias corre disso.

Significa, sim, que vamos ser submissos ao líder espiritual, quando ele:

1) nos der alguma orientação baseada na Palavra de Deus;
2) quando ele, com amor, corrigir alguma postura nossa, à luz da Palavra de Deus.

- Posso exemplificar alguns modelos de insubmissão:

1- Tomar decisões importantes na vida sem o conselho pastoral (o lema é: “na minha vida mando eu ou "Deus falou comigo”).

2- Não pedir aconselhamento pastoral diante de alguma dificuldade e só buscar ajuda quando a situação já se agravou muito.

3- Ficar bravo quando o pastor der alguma orientação ou quando o pastor fizer alguma correção. Contra argumentar, mesmo quando a palavra pastoral está claramente fundamentada na Palavra de Deus.

4- Ficar bravo quando o pastor ou líder quando recebe um não, ou é afastado de algum cargo na vida da igreja...

5- Atacar a liderança pastoral pelas costas, falando aos outros sobre o pastor. Covardia: falar da pessoa aos outros, e não ter coragem para falar à própria pessoa.

- A sensação que carrego às vezes são as mesmas de Paulo;

- 2 Coríntios 11:27-30

27 Tenho tido trabalhos e canseiras. Muitas vezes tenho ficado sem dormir...
28 Além dessas e de outras coisas, ainda pesa diariamente sobre mim a preocupação que tenho por todas as igrejas.
29 Quando alguém está fraco, eu também me sinto fraco; e, quando alguém cai em pecado, eu fico muito aflito.
30 Se existe motivo para eu me gabar, então vou me gabar das coisas que mostram a minha fraqueza.

- Deixo aqui uma recomendação de leitura;

Leiam, Hebreus 13.1-19 que compõe a última parte da epístola, onde se declara que “as implicações práticas da lealdade perseverante são uma vida equilibrada nas áreas pessoal, conjugal e comunitária.”

Quando não somos leais na vida familiar e na vida comunitária, dificilmente seremos leais à liderança espiritual.

- Hebreus 13:17

"17 Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.""

A submissão à autoridade pastoral é claramente ensinada nas Escrituras, desde que todos os ensinos do pastor estejam fundamentados na Palavra de Deus.